A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Formiga (Apae Formiga) está com novo espaço para trabalhar o Serviço Social Especial Centro-Dia (Centro-Dia), que visa alcançar a autonomia e independência no autocuidado de mais de 130 usuários com deficiência intelectual. Denominado como Ambiência/Vivência, o espaço, que foi ampliado e reformado, recria o espaço doméstico com sala, copa/cozinha, quarto e banheiro para que os usuários pratiquem atividades, básicas e fundamentais, para se viver em comunidade e que estão relacionadas com a sobrevivência e bem-estar. Na Ambiência/Vivência, a orientadora social aplica atividades essenciais da vida diária como o cuidado e autocuidado: vestir-se, escovar os dentes, pentear o cabelo, dentre outros, auxilia no aprendizado de atividades domésticas como cuidar de seus pertences, dobrar roupas, servir o próprio prato ou sair de casa sozinho, e também nas questões de tecnologia: como utilizar a internet ou o telefone, por exemplo.
“É um serviço que já está há mais de 3 anos em plena ação e o mais importante é que ele colhe resultados fantásticos, melhorando a autoestima, a integração, a independência do usuário que participa deste serviço, pois eles vivem experiências relacionadas às questões do dia-a-dia e onde cada um é atendido de acordo com a sua necessidade mais específica”, comentou Sandra Mara Rios Ferreira, diretora da entidade.
Além do espaço Ambiência/Vivência, mais três espaços foram readequados para trabalhar a autonomia e independência da pessoa com deficiência intelectual dentro do Centro-Dia: o Ambiência/ Corpo e Movimento, o Ambiência Artes e Ambiência Participação Comunitária.
A Apae Formiga está localizada à Rua José Cecílio, 410, Bairro São Luiz. O telefone para maiores informações é 3321 3456.